Parábola dos talentos

                                          




"Todos temos talentos especiais"


Jesus contava historias (parábolas) para ensinar muitas coisas importantes para todos os que o seguiam. Essas histórias eram exemplos que ilustravam o ensino.

DESPERTANDO O INTERESSE:

Você cuida das suas coisas?
E das coisas das outras pessoas?
Deus quer que cuidemos das coisas do reino de Deus, por isso ele nos deu talentos e habilidades.

O que você faz para que o reino de Deus seja conhecido aqui na terra? Podemos fazer coisas dentro e fora da igreja a fim de que esse objetivo seja alcançado.

 Na história de hoje vamos aprender que quanto mais trabalhamos e usamos nossos dons e habilidades mais recebemos de Deus.
 Antes de começar faça essa brincadeira com as crianças.

Mímica das profissões :

-Escreva em pedaços de papeis diversas profissões e ofícios.
-Coloque numa caixa de sapato e tampe.

Contando e recontando as histórias da Bíblia com recursos recicláveis

 -Faça um círculo e coloque uma música de preferência que envolva o tema da história.

- Peça para as crianças  passarem a caixas de mão em mão quando a música parar quem estiver com a caixa na mão Deve tirar um papel e fazer a mimica da profissão.
 - Ao final da brincadeira peça para as crianças falarem sobre o que elas fazem ou gostariam de fazer na igreja ou fora dela, ajude as dando exemplos: cantar, pregar, evangelizar, ensinar...  Explique que elas podem servir a Deus futuramente através de suas profissões.

Aprendendo com a bíblia

Jesus contou várias histórias para ilustrar Como é o Reino de Deus, ou seja, como é que Ele quer que façamos as coisas.

Deus deu para cada um de nós habilidades para fazermos a sua vontade tornando dessa maneira seu reino, sua vontade, seus princípios, enfim, tudo o que se refere à ele conhecido.


Cada um de nós nasceu com dons e habilidades que nos foram dados por Deus. para explicar como devemos usar esses dons Jesus contou a história de um homem rico que ia fazer uma viagem muito longa para outro país. Antes de ir ele chamou seus servos e contou que precisava viajar e que deixaria seus bens para que eles cuidassem.



Ele distribuiu seus bens entre seus servos. O primeiro recebeu  5 talentos, o segundo 2 e o terceiro um talento para administrar conforme a capacidade de cada um (coloque as moedas de papel no bolso de cada um)


após a partida de seu patrão o primeiro empregado começou a trabalhar com o dinheiro para que ele multiplicasse. Com os cinco talentos que tinha recebido para administrar ele conseguiu mais 5 ficando com dez talentos no total.

O segundo empregado que havia recebido dos Talentos para administrar trabalhou muito e conseguiu multiplicar o que havia recebido, ficando com quatro talentos no total.



E o terceiro empregado? será que ele fez como os outros que trabalharam e multiplicaram o dinheiro de seu patrão ? Não, ele não trabalhou. A Bíblia nos conta que ele escondeu dinheiro com medo de que alguém o roubasse. Durante todo o tempo que seu patrão ficou fora o dinheiro ficou parado, pois, ele não trabalhou como os demais, usando o talento que havia recebido.



Depois de muito tempo o patrão deles voltou de sua longa viagem. Ele chamou os seus empregados e perguntou sobre os talentos que havia deixado com eles.
O primeiro a quem ele havia entregado os 5 talentos entregou 10 de volta para seu patrão. O patrão elogiou seu empregado dizendo:
-  Você fez um excelente trabalho foi fiel e honesto com a responsabilidade que lhe dei, por isso você será recompensado.
O segundo se aproximou e entregou quatro talentos para o seu patrão dizendo:
- O senhor me deixou com dois talentos e eu trabalhei e ganhei mais 2.
O patrão elogiou dizendo que ele havia sido fiel e honesto e que por isso seria recompensado também.
O terceiro se aproximou e entregou o mesmo talento que havia recebido. Ele se desculpou dizendo:
- Senhor, eu sei que o senhor é um homem cruel e, por isso fiquei com medo que me roubassem, por isso escondi o talento, e agora estou devolvendo.
O patrão ficou muito bravo com aquele empregado :
- você é um servo mau é preguiçoso, pois se você não queria trabalhar para multiplicar o talento que deixei com você, poderia pelo menos ter posto no banco para render mais. Você será punido por sua atitude. O patrão mandou que tirassem o talento que estava com ele e que o descem para aquele que tinha dez talentos.



 Aquele que havia trabalhado muito com seus talentos foi recompensado ganhando mais um talento. O servo preguiçoso perdeu tudo o que tinha.

Com essa história contada por Jesus aprendemos que devemos usar os talentos que Deus nos deu para que o reino de Deus cresça. Aprendemos também que quanto mais fazemos mais podemos ganhar,ou seja, os dons e talentos que ganhamos podem ser multiplicados.
 Que talento Deus lhe deu? Procure descobrir quais são as suas habilidades para poder usa-las no reino de Deus. Ele não quer que sejamos preguiçosos fazendo as coisas que apenas nos agrada. Ele quer que ajudemos as outras pessoas com dons que recebemos, pois assim, todos conhecerão o reino de Deus.


Como fazer o recurso visual da história




Material necessário

- Pratos de papelão
- Caixa de leite
- Papel colorido
- Retalhos de tecidos
- cola branca e cola quente
- Giz de cera e canetas coloridas
- Tesoura

 1.  Tire a parte superior da caixa de leite e encape-a  com papel sulfite branco.  Na parte inferior encale novamente com papel colorido, Coloque uma tira de tecido (faixa). Recorte no papel colorido o rosto e os outros detalhes (foto) cole na parte superior da caixa.
2.Faça um saquinho para guardar os talentos (moedas). Tire o contorno das moedas no papel branco e recorte (elas representaram os talentos que cada um vai receber)
3.  Faça os desenhos de cada personagem (empregados) na parte de trás do pratos de Papelão. Contorne com caneta preta e pinte com giz de cera. Cole o bolso de tecido.
4. Dentro dos Pratos serão coladas as moedas (talentos) que cada um ganhou do patrão e o quantos multiplicou. O personagem que ganhou um e o que ganhou 5 devem ter velcro (na moeda e no prato) para fazer a troca (quando o Patrão tira daquele que não fez nada com o talento e dá para o que tem mais).

sugestão de atividade

- Leve moedas riscadas em cartolina  para as Crianças recortarem, depois de recortado seus talentos devem ser colados uma folha.
Abaixo de cada moeda a criança deve escrever o que gosta ou o que quer fazer no reino de Deus, ajude-as conversando sobre os dons e talentos que Deus nos dá e como  usa-los na obra de Deus .

Visuais para imprimir










Para Colorir:



Referencias:


Postar um comentário

0 Comentários