A importância do professor da escola bíblica dominical (EBD)





Provérbios 22:6 "Instrui a criança no caminho em que deve 

andar, e até quando envelhecer não se desviará dele."





Ensinar não é tarefa fácil, demanda primeiro conhecimento
para depois transmiti-lo, significa trabalho. Uma boa aula
depende muito do preparo prévio; Todo conteúdo a ser trabalhado precisa antes ser revisto, reestruturado, remodelado até chegar a sua forma correta, até atingir o objetivo principal: Ensinar.

O chamado não substitui a competência. O professor cristão precisa conhecer a Bíblia! Não deve apresentar qualquer interpretação da escritura, não deve simplesmente expor sua opinião sobre determinado assunto sem antes estuda-lo e conhece-lo, devemos esforçar-nos para descobrir a interpretação correta, o verdadeiro ensino.

O professor precisa conhecer o aluno, é o princípio básico do processo educacional; conhecer as necessidades e os problemas de seus alunos, participar das alegrias, dos medos, das frustações, para poder se posicionar e ajuda-lo em suas dificuldades.

ORIENTADOR DA APRENDIZAGEM

O professor de EDB deve procurar desenvolver no aluno sua capacidade de aplicar-se ao estudo e de descobrir por si mesmo, estimulando o aprendizado com atividades que despertem a curiosidade e a vontade de aprender sempre mais. Proporcionar condições para que os alunos exponham suas conclusões. Trocar ideias e refletir. Para que assim, o aprendizado seja mútuo.

PREPARADOR DE VIDAS

O professor alcança lugar de destaque no direcionamento da vida dos alunos que frequentam a reunião. Essa etapa da infância na vida do ser humano é de suma importância que seja aproveitada; estimulando e ensinando as crianças sobre Jesus, sobre seus ensinamentos, sobre como serem cidadãos do bem. Temos absoluta certeza, o ensino passado para os alunos, sobre conhecimento da bíblia, de entendimento do princípio da obra de Salvação em sua vida, é o que irá o influenciá-lo em suas decisões. Estamos plantando sementes, agora não podemos ver seus frutos, mas daqui alguns anos, seus pais colherão desse fruto e nós também! Veremos a diferença que a palavra de Deus pode fazer na vida de um adolescente.

MODELO DE CONDUTA

É imprescindível que o professor tenha consciência de seu papel, do seu lugar de destaque, e assim, assuma o compromisso com a vivência do que ensina, pois os alunos o têm como exemplo de vida cristã. É de suma importância que antes de nos dispor a conduzir nossos irmãos e ouvintes nos preceitos do Evangelho nós mesmos vivamos o Evangelho de Cristo, portando-nos como o exemplo dos fiéis, conforme Paulo adverte a Timóteo (1 Tm 4.12). Pregar o que não se vive é imitar os fariseus da época de Jesus, aos quais Cristo os chamava de hipócritas, porque ensinavam o que não viviam. Além disso, ele ensinou que antes de se apontar o argueiro no olho do irmão devemos, primeiro, tirar a trave que está no nosso olho (Mt 7.5). Não podemos cair naquela velha piada: “Faça o que eu mando, mas não faça o que eu faço.” Ser cristão é seguir a Cristo, andando como ele andou (1 Jo 2.6).

EXPOSITOR DA BÍBLIA

O professor de EDB possui uma responsabilidade grande para com seu ministério, pois ensinam palavras eternas, palavras que produzem vida. Deve fazê-lo com muito zelo e dedicação.

ANUNCIADOR DA GRAÇA EVANGÉLICA

O professor tem o papel de fazer a proclamação do evangelho de Cristo Jesus, através do anúncio das boas novas, assim leva-los a Cristo para que no último dia alcancem a tão almejada salvação, prometida pelo filho de Deus a todo aquele que crê!

PONTUALIDADE

Professores que chegam atrasado são péssimo exemplo para os alunos, que logo seguirão o seu comportamento.
O bom professor deve chegar sempre antes dos alunos para poder recebê-los, deixando, antecipadamente, a classe em ordem. Não devem deixar para chegar em cima da hora para arrumar a sala porque no horário da escola sua preocupação deve ser, primeiramente, receber seus alunos com alegria, sem afobamento, nem stress.
Lembre-se de que a primeira impressão é a que fica. Se no primeiro dia que alguém for à escola dominical perceber frieza na recepção, ou observar desorganização na sala de aula, é bem possível que não volte mais.

SER DEDICADO:

Quando existe dedicação, tudo se torna mais prazeroso, mais bonito, e até mais fácil.
Um exemplo lindo de dedicação que temos na Bíblia é o de Salomão, o escolhido de Deus para construir o templo do Senhor, aplicou tudo bom e do melhor, para o Reino. Vários utensílios eram cobertos de ouro tudo escolhido com amor, tudo o que existia de melhor Salomão deu ao senhor . O zelo que existia para com as coisas de Deus era inestimável, não importava quanto trabalho tivesse, ou quanto tempo iria se gastar, o mais importante era fazer a obra do Senhor.
Salomão reconheceu quão grande era o Deus que ele servia e por isso não decidiu fazer qualquer coisa. Ele tinha visão, coragem, determinação, perseverança, confiança, estabilidade com Deus e fidelidade – isso pode ser definido com as 7 chaves para o nosso sucesso na obra de Deus – Salomão tinha essas características e por isso foi também uma pessoa que avançou com Deus.

Assim somos nós hoje. Devemos nos dedicar mais ao Senhor, pois grande é a sua obra, mas poucos são os operários – (Mateus 9;37)

“Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças” - Eclesiastes 9:10

TRABALHAR EM EQUIPE :

Boa parte dos problemas de relacionamentos que surgem dentro da igrejas (e fora dela também) tem origem na falta de cuidado com o que falamos. Somos muito rápidos em abrir nossa boca e acabamos negligenciando a sabedoria que existe em refletir antes de falar (Pv 18.21; 19.2).
As palavras têm o poder de criar situações, de modificar ambientes, de alegrar, de entristecer, de aproximar ou afastar as pessoas. Podem significar a valorização de alguém ou a sua completa desmoralização (Zc 8.16-17; Ef 4.29).
Tenha cuidado com que você diz, pois as suas palavras podem estar distanciando os irmãos uns dos outros. “Palavras agra­dáveis săo como favo de mel: doces para a alma e medicina para o corpo” (Pv 16.24).
Procure encorajar, ao invés de criticar , se existe alguma companheira com dificuldade ajude-a. “O ensino do sábio é fonte de vida, para que se evitem os laços da morte” (Pv 13.14).

SER RESPONSÁVEL

Assim como em todo trabalho secular, na obra do Senhor também é necessário que haja pessoas responsáveis. Faltar sem avisar com antecedência é, além de falta de responsabilidade, falta de bom senso.
No entanto, independente da faixa etária da classe, o professor deve avisar com antecedência para que o outro tenha tempo de estudar ou para não atrapalhar alguma programação que porventura conte com sua presença.
Ao faltar deve notificar ao professor adjunto e ao superintendente da escola (exceto em caso excepcional, em que a pessoa for surpreendida por alguma eventualidade não programada e inadiável).

Jesus ensinou a seus discípulos que deviam ter palavra (Mat 5.37). Crente sem compromisso é um mau exemplo, e, portanto, não é ideal para lecionar na escola dominical.

SER CRIATIVO

Vivemos em uma época de novidades. As pessoas estão saindo para o mercado de trabalho mais cedo, e as mulheres também são profissionais e têm pouco tempo. Não há mais como uniformizar o ensino. Precisamos criar possibilidades e inovar. Ser criativo não significa necessariamente que tenha de saber confeccionar mimos, ou trabalhar com artesanatos, isso tudo é importante também, mas ser criativo está relacionado a apresentar um tema de maneira diferente, lúdica, sair da mesmice, não se conformar com o mesmo sempre, é preciso trabalhar a curiosidade das crianças para podermos fazer que elas tenham interesse em voltar e em querer aprender sempre mais.

RESPEITAR AOS DIFERENTES DONS:

Deus deu a cada um de nós dons e talentos para a SUA própria glória e Ele deseja que você use seus dons para honrá-lo.
Alguns têm o dom de cantar, tocar instrumentos, pintar, trabalhar com artes, teatro etc. Há pessoas com habilidades incríveis,  e com esse dom
 podem expressar sua adoração a Deus, dando o seu melhor. Mas devemos entender que nem todos têm dons com grande visibilidade, mas que são tão importantes quanto aquele em destaque. 

Sabemos que algumas têm muita dificuldade em falar em público, mas são muito habilidosas com trabalhos manuais, é importante que haja uma união, assim, o trabalho é maravilhoso, outras, no entanto tem habilidades em falar em publico, em trabalhos manuais e não precisa de ajuda. Seja qual for nosso desafio, não podemos de maneira nenhuma nos julgar melhores que outros ou inferiores, pois Deus deu a cada um segundo a sua porção, devemos com amor, união nos ajustar e fazermos o melhor para a glória de DEUS.


COMO DEVO PREPARAR O ESTUDO BÍBLICO?

Comece orando a Deus, e pedindo a ele uma guia sobre qual assunto deverá ser abordado.

Leia Bastante a Bíblia, pois só assim conhecerás os assuntos a qual poderá abordar algum tema.

Definiu o tema? Comece a prepara-lo com antecedência, só assim poderá ensinar com mais confiança e eficácia.

Trabalhar com antecedência nos faz pensar, pois nossas melhore ideias vem quando temos tempo, trabalhar a lição com alguns dias de antecedência o deixa pensando nela, refletindo sobre o assunto, também conseguirá se preparar para trabalhos manuais, como artesanatos que sempre gostamos de apresentar.

MATERIAIS DE ESTUDO

1. Um exemplar da Bíblia Sagrada

2. Dicionário bíblico

3. Concordância Bíblica

4. Dicionário da língua portuguesa

5. Sites e Blogs referentes à EBD

Objetivos

· Qual a ideia principal desta passagem bíblia?

· Quais outras informações serão importantes para as crianças?

· Como os alunos podem se beneficiar dessa lição em sua vida pessoal?

· O que precisarei dar atenção especial no decorrer do estudo da lição?


Estudando

1. Leia a passagem muitas vezes (primeiramente na Bíblia, não vá primeiro recorrer a sites que possuem lições prontas, primeiro tire suas conclusões sobre o assunto). Tente entender o aprendizado que está sendo passado a você;

2. Leia a passagem analiticamente – Leia a novamente só que atento a todos os detalhes, faça uma interpretação deste texto.
· Faça suas anotações
· Faça a si mesmo perguntas sobre a passagem: O que foi dito a quem? Com que propósito? Qual o resultado? O que significa?

3. Utilize os materiais de estudo

4. Ficou alguma Dúvida? O autor do livro sagrado está sempre disponível, e pelo espírito santo pode revelar verdades, antes escondidas.

Postar um comentário

0 Comentários