Plano de aula – Tema: O cego de Jericó (Bartimeu)
Texto Bíblico :Marcos 10:46-52
Objetivos: Incentivar as crianças sobre a oração, sobre a perseverança, a fé, que o mesmo Jesus que operou milagres em Jericó opera milagres hoje, que ele está sempre disposto a nos ouvir, bastamos perseverar e pedir.
Versículo de memorização: Vai a tua fé te salvou!
Esboço da História:
Introdução: Inicie conversando com as crianças, de maneira informal, pergunte se conhecem alguém cego, se já ajudaram algum a atravessar a rua, ou até mesmo na rua pedindo esmola.
Em tempos passados, a bíblia nos conta que também existiam pessoas cegas, só que ao contrário de hoje em dia, uma pessoa cega não era bem vista, ela era tida como um peso para a família, para a sociedade, eles não conseguiam trabalhar, não tinham uma vida digna, pois dependiam de esmolas das pessoas para sobreviver, viviam jogados pelo chão, muitas vezes sem ter o que comer. Ainda hoje, vemos alguns nessa situação, mas já bem poucos, pois hoje em dia um cego consegue ler, consegue trabalhar, e nós sempre estamos à disposição deles para ajudá-los se precisarem. E, essa história linda está escrita na bíblia, vamos ouvi-la?
Levar uma caixa decorada, com um buraco, como se fosse uma fechadura.
Havia um homem, seu nome era Bartimeu, vocês querem conhecer Bartimeu? Ele está aqui dentro (mostrar a caixa), quem aqui quer vê-lo?
Disponibilizar para que todas as crianças peguem na mão e tente descrever o que tem lá dentro; eles dirão que não enxergam nada, outros que está tudo escuro. (Lembrando que a caixa deve estar bem fechada e com algum boneco dentro para mostrar após a história, mas a intensão é que a criança não consiga ver nada). Pois é, hoje iremos falar sobre o nosso irmão Bartimeu, vocês querem me ajudar a contar a história? Todos deverão participar; Levar vendas, tapa olhos para colocar nas crianças, combinar com eles, que quando você pedir eles irão participar.
Bartimeu era um pobre cego, que vivia de pedir esmolas na beira das estradas, Todos os dias para Bartimeu eram escuros, não conseguia ver nada, Muitas vezes pensou em como poderia ser lindo ver a natureza que estava à sua volta, tentava imaginar as cores, as pessoas... Pensava em como seria bom andar livremente, sem medo de tropeçar, sem depender de outras pessoas para guia-lo. O jeito era pedir esmola, dinheiro para as pessoas, ele tinha uma capa, que usava para se proteger do sol da chuva e para conseguir dormir, ele sentava sobre ela e esperava alguém com um coração bom para ajuda-lo. (nesse momento pegue uma latinha de alumínio com as moedas e represente, jogue as moedas como se ele tivesse ganhando a esmola) Assim que passava alguém ele logo gritava: - Uma esmolinha, por favor, uma esmolinha. E assim era a vida de Bartimeu, dia após dia, nessa tristeza.
Mas Bartimeu guardava uma esperança em seu coração: tinha ouvido falar de Jesus, foram muitas pessoas que passaram por ele e disseram coisas maravilhosas a respeito dele, que era o filho de Deus, que curava enfermos, que fazia coxos andarem, que ele era poderoso .Ouviu alguém contar muito admirado que Jesus curava pessoas e até fazia mortos viverem novamente. Por certo ele pensou, Minha chance de ver novamente, Jesus pode me restaurar a visão, eu tenho fé que ele há de me ouvir.
Então certo dia Bartimeu estava assentado à beira do caminho, quando ouviu um barulho de multidão, muitas pessoas falando alto, muitos caminhando em direção a ele (pedir para as crianças fazerem passos com os pés, todos juntos, como se fosse a multidão). Ele ficou inquieto e logo perguntou o que estava acontecendo; disseram é Jesus de Nazaré quem está passando. Ele mal podia acreditar que tanto tempo esperando a jesus, o dia tão aguardado chegou, seu coração se encheu de fé; ele começou a gritar : - Jesus filho de Davi, tenha misericórdia de mim, Jesus filho de Davi, tenha misericórdia de mim, Jesus filho de Davi, tenha misericórdia de mim.
A multidão começou a repreendê-lo , por certo dizendo : Cala boca cego, ele não vai te ouvir, para de gritar, ele não vai responde-lo... Pois Bartimeu não deixou isso atrapalhá-lo, quanto mais pediam para ele ficar quieto, mais ele gritava: Filho de Davi! Tem misericórdia de mim.
E Jesus parando disse, : - tragam esse homem até mim; e chamaram Bartimeu dizendo: -Têm bom ânimo, levanta-te que o mestre te chama! Já imaginaram a felicidade de Bartimeu? O quanto esse homem tinha esperado sua libertação e ela chegara.
E Bartimeu jogou fora sua capa, levantou-se rápido e foi até Jesus. (Bartimeu por certo já sabia que não precisaria mais da sua capa, pois a partir daquele momento ele tinha fé que iria ser livre daquela enfermidade.)
E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? O que vocês acham que ele pediu? Uma casa? Um carro? Será que ele queria um cãozinho para guia-lo? Bartimeu aproveitou a única oportunidade que ele tinha e fez um pedido que mudaria sua vida por completo !
E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
E Jesus lhe disse: - Vai, a tua fé te salvou! E logo Bartimeu voltou a enxergar, conseguia andar sozinho, corria e saltava de tanta felicidade, sua vida mudara por completo, Jesus o tinha curado, transformou a sua vida de tristeza em alegria e assim nosso irmão seguiu a Jesus pelo caminho.
Aplicação pessoal:
Nessa história, Jesus apresenta o Deus Pai na realidade concreta da vida do cego Bartimeu, ao lhe perguntar o que desejava que lhe fosse feito. É óbvio que Jesus sabia qual era o desejo do cego, contudo fez com que ele falasse, pedisse, desenvolvendo nele uma dependência de Deus. Comparamos Bartimeu a uma criança cuja relação com seu Pai é tão bom que ao pedir qualquer coisa a ele, possui a confiança de ser prontamente atendida.
Será que temos nos colocado nas mãos do Senhor Jesus como fez o cego de Jericó? Creio que não, pois muitas das vezes nos achamos com capacidade de resolver nossos problemas e tiramos Deus da posição que lhe é devida em nossas vidas. Mas que posição seria essa? A resposta a essa pergunta é de que a posição do Senhor deve ser a daquele que ocupa o primeiro lugar e não o último.
Base bíblica:
1. Depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando.
2. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim.
3. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim.
4. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama.
5. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus.
6. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista.
7. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho.
Métodos e estratégia:
Contamos a história com objetos representando as cenas da passagem bíblica, utilizamos também o data show para ilustrar a parte da aplicação pessoal.
Recursos materiais pedagógicos:
• Caixa de sapato
• Boneco em feltro
• E.v.a para confeccionarmos o tapa olho
• Latinha contendo algumas moedas
• Beixigas
• Vários objetos como prendedor, abridor de garrafa, entre outros para atividade.
Atividade de fixação:
Foi passado um vídeo para assimilar melhor o conteúdo exposto.
Fizemos dois quebra cabeça iguais, competimos para saber quem terminava de montar primeiro, as meninas ou os meninos. Em seguida a atividade foi uma brincadeira, onde se tapava o olho das crianças para que adivinhassem o objeto que estava segurando. A ultima atividade foi uma caminhada em uma pista (pequena) onde colocamos bexigas no chão, e a criança deveria passar sem tocar nas bexigas, porém os olhos estariam vendados, assim ela contaria com a ajuda de uma colega para conseguir chegar ao final.
Todas as atividades propostas o intuito foi mostrar a eles que sem a visão não conseguimos andar sem ajuda, não conseguimos saber no que seguramos, e que Bartimeu vivia assim, ele tinha que confiar em outras pessoas para leva-lo a algum lugar, Mas quando temos luz, podemos realizar muitas coisas, podemos andar, ver as pessoas, e Jesus veio para nos tirar do pecado (trevas) e nos fazer andar na luz ( Cristo)
Avaliação :
Em vários momentos foi realizada a avaliação, nas atividades, no diálogo e tivemos um resultado muito bom. Ficaram encantados em conhecer Bartimeu.
Os visuais foram feitos com o modelo desse, você encontra aqui > http://www.youtube.com/watch?v=7wYUN4365OI
Visuais para contar a história:
Espero que tenham gostado da história de hoje !
0 Comentários