História Infantil - Josué e Calebe - A Missão dos Doze Espias.

 

Aquele tema lindo, cheio de ensino e muito gostoso de trabalhar, A Historia de Josué e Calebe - A missão dos Doze Espias. Segue abaixo um pouco do que tralhamos com as crianças, o intuito aqui é inspirar vocês e trazer atividades fáceis, que todas conseguem aplicar. Vou deixar tudo disponível para download. . 

Plano de Reunião - Espaço Bíblico Infantil

Elaborado por: Natieli

Data: 05/03/2023

Tema: Os Doze Espias

Referência bíblica13, 14 de Números Hino: 468

Objetivo: Nesta aula sobre os 12 espias em Canaã vamos abordar um ponto crucial na história de Israel. Por causa da falta de fé da maioria dos espias e, depois, pela incredulidade do povo, Israel arcou com a tão famosa peregrinação por 40 anos no deserto. Apenas Josué e Calebe acreditaram que aquela terra poderia ser tomada. Temerosos pelo povo que ali habitava, o povo e os demais espiões preferiram não invadir. Esta é uma história que nos ensina sobre a fé, otimismo, confiança nas promessas de Deus  e a combater as adversidades da vida mesmo quando parece que não temos forças suficientes para superar as dificuldades e as batalhas. 

Desenvolvimento: Utilizaremos os recursos visuais dos personagens da história, e no decorrer iremos apresentando-os para as crianças, cada personagem tem um palito onde iremos posicioná-los sobre o painel de Isopor.


A história 

Quando os israelitas estavam chegando perto da terra que habitariam, Canaã, Moisés reuniu o povo e pediu para conversar com o líder de cada tribo. Para quem não lembra, o povo de Israel era dividido em doze tribos, de acordo com sua origem. Então Moisés pediu que o líder, ou o príncipe, como eram chamados naquela época, de cada tribo, fosse até a terra de Canaã para espionarem o local. Assim foram enviados os 12 espias em Canaã. Eles seguiram um caminho indicado por Moisés, pois a região era habitada, mas eles não sabiam como eram o povo que morava ali. 

Devemos lembrar que os israelitas saíram do Egito como escravos de forma sobrenatural. Eles não eram um povo com experiências de batalha ou de guerra. Embora houvessem soldados e grandes valentes, o povo de Israel não tinha tradição de conflitos armados. Eles contavam sempre com a proteção de Deus para conseguirem atingir seus objetivos. Por isso, quando foram os 12 espias em Canaã, eles estavam com certo temor, pois não sabiam o que enfrentariam pela frente. Estes espiões iam na frente para ver como era a terra, para ver se era mesmo produtiva, se o exército rival era poderoso, para ver se a região era de montanhas ou de planícies. Os 12 espias em Canaã deveriam fazer um relatório detalhado para que os hebreus pudessem se organizar e se preparar para o combate. 

Chegando na terra, eles viram que a terra era muito boa. Inclusive, as plantações de uva eram maravilhosas. Os cachos de uva eram tão grandes que uma pessoa não conseguia levar sozinha. ( Nesse momento da história pegar o cacho de uva feito com bexigas e pedir a 2 crianças para colocar sobre os ombros e mostrar aos demais) Ali tinha muitas outras frutas deliciosas como a romã e o figo. E a terra era abundante. Do jeito que Deus havia falado para Moisés, era uma terra “que mana leite e mel”. Vocês sabem o que significa essa expressão? Significa que é um lugar de abundância, que tem fartura de alimentos e que seus habitantes podem sobreviver bem. Assim, a terra de Canaã era próspera e os espiões até pegaram algumas frutas e guardaram para mostrar para Moisés e para o povo, quando voltassem. 

Mas, havia um problema. As terras eram habitadas por homens grandes e poderosos. Os guerreiros eram altos e as cidades tinham muros e fortalezas muito grandes e bem planejadas. Então, alguns espias começaram a ficar com medo, pois eles estavam percebendo que se Israel quisesse invadir aquela região, teria muitos problemas. Eles começaram a ficar com medo de ter que enfrentar um exército forte, de homens altos e cidades bem construídas. Os 12 espias em Canaã começaram a pensar se realmente conseguiriam invadir aquela região. Dentre os doze espiões, apenas dois, chamados Josué e Calebe, acreditaram que seria possível o povo de Israel conquistar a terra. Os demais, ficaram com medo. 

Depois de quarenta dias espionando Canaã, eles voltaram para falar com Moisés. Apenas Josué e Calebe incentivaram Moisés a invadir Canaã. Eles falaram que a terra era boa, exatamente como Deus havia prometido, e que teriam que lutar para conquista-la, mas que confiavam que Deus poderia ajuda-los. Os outros dez espiões falaram que não seria boa ideia lutar contra aquele povo, pois eram gigantes e poderosos, e não valia a pena arriscar a vida de todo o povo para invadir Canaã. 

Quando o povo de Israel ouviu que a terra era habitada por gigantes e um povo poderoso, começou a tremer. Todos os israelitas voltaram a criticar Moisés, dizendo que era melhor terem ficado no Egito. Alguns até começaram a dizer que era melhor eleger um novo líder de Israel, que os levassem de volta para o Egito. 

Conclusão

Depois disso, Moisés foi falar com o Senhor, e Deus lhe explicou que, como o povo era incrédulo, não entrariam na terra prometida tão cedo. Como os 12 espias em Canaã ficaram quarenta dias, o povo iria ficar quarenta anos no deserto, até conseguirem, finalmente, entrar na terra prometida.

E assim, o tempo passou e Israel passou por inúmeros conflitos e situações, caminhando no deserto até que, quarenta anos depois, tiveram uma nova oportunidade de entrarem em Canaã.

Aplicação Pessoal : Assim como o povo de Israel, nós também em alguns momentos  ficamos desanimados por algumas situações que ocorrem em nossa vida, mas devemos sempre nos lembrar dessa linda história que nos ensina a ser otimistas, ver o lado bom das coisas, mesmo que parece por um momento desfavorável, esperança, confiança em Deus sempre vai nos levar bem pertinho dele e conquistarmos as promessas que ele fez em nossa vida.

Materiais Utilizados: Isopor para espetar os palitos com o visual dos doze espias,  papel crepom, bexiga roxa para confecção da Uva, Romã (fruta), cola, tesoura, lápis para colorir, Multimídia. (apresentação do vídeo)

Dinâmica da reunião:

1) Abertura pela irmã coolaboradora.

2) Hino 468 – Toda a Criança.

3) Oração do Pai Nosso e  oração espontânea.

4) Início da palavra com exposição dos visuais impressos, apresentar lendo na bíblia o nome dos 12 espias e das 12 tribos a qual eles pertenciam. Contar a história utilizando esses recursos.

5)  Visuais : Imprimir o material em anexo recortar e colorir da maneira desejada, em seguida colar os visuais em palitos de espeto  tamanho médio:



Para o painel, uma placa de izopor de 1,5 . Dividir ao meio e  Colorir com tinta guache deixando uma parte para o céu e outra para a terra:

 

6) Para a atividade duas crianças irão mostrar um cacho de uva gigante,  levadas amarrada em um cabo e cada um segura um ponta sobre os ombros; As crianças serão chamadas uma por vez para tirarem da uva um papel, onde estarão escrito quais atitudes devemos tomar sobre o que aprendemos na história.

7) Vídeo – Terra de Gigantes – Midinho - https://www.youtube.com/watch?v=cmdtjvtOS14

8)Atividade de colorir, será utilizado papel crepom roxo para fazer as uvas  ( Anexo)

9) Oração de agradecimento

10 ) Tarefa (Anexo )

11) Entrega de doce


PLANO DE AULA COMPLETO COM OS VISUAIS, TAREFA E ATIVIDADE - CLIQUE AQUI 

 

Fotos:  

 

 

Atividade para colorir


Tarefa - 

 Visuais impressos utilizados - Para colorir












Idéias para Tarefas e Atividades de colorir - Já adaptado para o E.B.I 









Download atividades e tarefas CLIQUE AQUI

Espero que tenham gostado !! Deus Abençoe a todos !! 






 

 

Postar um comentário

0 Comentários